A arte de levar o corpo ao limite

A alta roda do desporto é um caldeirão de talento, trabalho e persistência, mas é a capacidade de sacrifício que muitas vezes permite ir além do que se julgava possível. Aqui ficam os testemunhos de três atletas de alta competição, um espelho de três realidades que, no essencial, são uma só.

Foto

A dupla revisão do recorde do mundo do salto com vara em cerca de uma semana, cortesia de Armand Duplantis, a perfeição contínua e duradoura de Simone Biles na ginástica artística, a quebra da mítica barreira das duas horas na maratona, com assinatura de Eliud Kipchoge. Estes são apenas exemplos de algumas das mais recentes e incríveis façanhas do desporto de alta competição. Proezas que nos levam a escrutinar a evolução das diferentes modalidades nos últimos anos e nos conduzem, inevitavelmente, à pergunta de um milhão de dólares: quais são os reais limites da capacidade humana? O PÚBLICO conversou com vários atletas de elite portugueses sobre o tema e deixa-lhe algumas pistas para reflexão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar