Chegaram as novas matrículas: um eléctrico recebeu a “AA 01 AA”

O novo formato do número de matrícula deverá ter um período de utilização de cerca de 45 anos.

Foto
Novo modelo não tem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo rui Gaudencio

A primeira matrícula do novo formato AA 00 AA, com dois grupos de duas letras intercalados por um grupo de dois algarismos, foi na noite passada atribuída a um veículo eléctrico, informou esta terça-feira o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O primeiro veículo com a nova chapa foi matriculado como AA 01 AA, uma vez que a matrícula inicial da nova série (AA 00 AA) ficou “reservada pelo IMT para memória futura”, segundo adiantou à agência Lusa fonte do IMT.

De acordo com o Instituto, “com o novo formato passa a ser utilizado um novo modelo para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo”. Em todos os modelos de chapas de matrícula os traços separadores de grupos de caracteres vão ser eliminados, mantendo-se um espaçamento entre cada grupo de caracteres.

O instituto explica que o ano e mês da matrícula “não são um elemento relevante" para identificação do veículo, "sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respectiva chapa de matrícula”. Tal situação era “geradora de más interpretações”, uma vez que o espaço é “utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matrícula e não o ano e mês da primeira matrícula do veículo”, esclarece o IMT.

Em 14 de Janeiro passado o IMT apontava o final de Fevereiro como a data previsível para o esgotamento do anterior modelo de números de matrículas, que vigorava desde 25 de Maio de 2005 e ao abrigo do qual foram emitidas mais de cinco milhões de matrículas. O novo formato do número de matrícula deverá ter um período de utilização de cerca de 45 anos.

No que se refere às chapas de matrícula para motociclos, o IMT refere que, “por analogia com as chapas de matrícula dos automóveis”, é introduzida uma área a azul com a inscrição do símbolo da União Europeia e do símbolo distintivo do país no qual se encontra matriculado (letra “P"), “evitando assim a necessidade da afixação de elemento adicional com esta última informação para efeitos de circulação fora do território nacional”.

Quanto às chapas de matrícula da série actual e das séries precedentes, mantêm-se válidas, sendo que, no caso de substituição da chapa de matrícula, os proprietários dos veículos “podem optar pela colocação de chapas de matrícula dos modelos da nova série ou do modelo de chapa de matrícula em vigor à data da matrícula do veículo em território nacional”.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários