Decoração: O candeeiro Atollo é uma paixão

O Homes in Colour faz parte dos Pares do Ímpar e foi criado, em 2014, por Sofia Sustelo que acredita que tem como missão “inspirar um estilo de vida mais criativo, estético e poético”.

,Serviços de Design de Interiores
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

“Simplicity is the most complicated thing in the world”
Vico Magistretti

Foto
Design de Interiores Paola Gredler | Fotografia Annette O´Brien

O texto de hoje é dedicado a um dos meus ícones de design preferidos. Desenhado na década de 1970 pelo arquitecto e designer italiano Vico Magistretti, o candeeiro de mesa Atollo é verdadeiramente uma peça de design única e intemporal. Sofisticado mas de formas simples, é um candeeiro que, pela sua versatilidade, fica bem em qualquer casa, embora não seja para todos os bolsos. Pessoalmente é uma das minhas peças de design preferidas.

Foto
Design de Interiores GOLDEN | Fotografia Dan Hocking

Composto por uma base cilíndrica compacta, com uma terminação em cone ligada por uma pequena peça de alumínio a uma semiesfera, este candeeiro em forma de cogumelo foi desenhado por Magistretti quando era director de arte na Oluce, uma das mais antigas empresas de iluminação italianas que se mantém no activo até aos nossos dias.

Foto Esquerda - Styling Susana Vento | Foto direita - Design de Interiores Diego Delgado Elias
Design de Interiores Diego Delgado Elias
Fotogaleria
Foto Esquerda - Styling Susana Vento | Foto direita - Design de Interiores Diego Delgado Elias

Esta peça minimalista começou a ser produzida em 1977, numa época de grandes mudanças e inovações na área do design, e valeu a Magistretti o seu segundo Compasso d´Oro, o maior prémio de design industrial italiano. O primeiro ganhou-o com o candeeiro de mesa Eclisse da Artemide.

Fotografia via Nomad
Fotografia via Nomad
Fotogaleria
Fotografia via Nomad

Nas últimas três décadas, o candeeiro Atollo tem sido adquirido por várias colecções de design, nomeadamente a do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, e está disponível para venda em lojas da especialidade, em vários tamanhos e três acabamentos diferentes: preto, branco e dourado.

Foto
Fotografia esquerda Pinterest | Foto direita - Design Interiores Lotta Agaton

Como disse inicialmente, esta não é uma peça para todos os bolsos mas é, sem dúvida, para ser apreciada por todos.

Foto

Homes in Colour by Sofia Sustelo ​é um parceiro do Pares do Ímpar. Os conteúdos publicados são da responsabilidade da autora. Pares do Ímpar é um projecto de parceria entre o PÚBLICO e criadores independentes de conteúdos em áreas especializadas, complementares ao alinhamento editorial do Ímpar.

Sugerir correcção
Comentar