Iniciativa anual
3 a 9 de maio: uma semana dedicada aos media
“Associações, bibliotecas, clubes, escolas, órgãos de comunicação social, plataformas digitais, universidades... cidadãos de todas as idades e condições” estão convidados a participar nos 7 Dias com os Media.
Ações de sensibilização de rua, fact checking, atividades em escolas, vídeos, entrevistas... Foi assim em 2019, envolvendo desde os mais novos aos idosos; um ano depois, os 7 Dias com os Media estão de volta. O PÚBLICO na Escola partilha a apresentação da operação, da responsabilidade do Grupo Informal sobre Literacia Mediática. O registo de iniciativas é feito aqui.
“Desde 2013 que o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) lança anualmente a operação 7 Dias com os Media, um convite a que cidadãos e instituições promovam alguma forma de ação, reflexão e/ou discussão sobre os media, o seu papel e efeitos na vida individual e coletiva.
Se então era claro que já não conseguíamos conceber o quotidiano sem a Internet e os media, por outro lado ainda era difícil imaginar as rápidas e profundas transformações que se seguiriam. Nos anos mais recentes, a ligação da Internet com os big data e a inteligência artificial começou a tornar-se visível, muito particularmente através das redes sociais. E se trouxe vários benefícios, também levantou ou acentuou um conjunto de problemas, de que destacamos: o uso que é feito dos nossos dados sempre que navegamos online; a fragmentação em grupos sociais fechados à diferença; a dimensão sem precedentes da desinformação e das fake news; a hipervalorização de uma cultura narcísica e o consequente recuo do espaço público e da cidadania; questões de governação da Internet e de cibersegurança a nível mundial…
Uma semana dedicada aos media não permitirá, com certeza, abordar todas as suas facetas. O fundamental é compreender e tirar proveito das potencialidades que os media oferecem e estar preparado para lidar com eventuais riscos; perceber que efeitos produzem sobre as crenças, opiniões e opções dos cidadãos, sobre as suas atitudes face ao outro, à sociedade e à democracia; compreender a sua lógica de funcionamento, nem sempre transparente, e os interesses e finalidades que os dirigem. Através dos smartphones temos acesso rápido e contínuo a este novo ecossistema mediático. Importa percebermos cada uma das suas ‘bondades’ e ‘maldades’.
De 3 a 9 de maio de 2020 convidamos todos os que se quiserem associar à Operação 7 Dias com os Media – associações, bibliotecas, clubes, escolas, órgãos de comunicação social, plataformas digitais, universidades… cidadãos de todas as idades e condições – a criar algum evento (conferência, debate, aula aberta, tertúlia, fórum online, …) ou conteúdo (notícia, vídeo, podcast, jogo,…), que tenha como foco os media, o seu uso competente, criativo e crítico. O tema e o tipo de iniciativa a concretizar são livres, dependendo, naturalmente, das opções e contexto dos seus protagonistas e não perdendo de vista o foco descrito. O fundamental é participar! Num dos dias, em vários dias da semana de 3 a 9 de maio, ou mesmo noutra data próxima.”