Iniciativa anual

3 a 9 de maio: uma semana dedicada aos media

“Associações, bibliotecas, clubes, escolas, órgãos de comunicação social, plataformas digitais, universidades... cidadãos de todas as idades e condições” estão convidados a participar nos 7 Dias com os Media.

Jornal de Notícias
Foto
Sebastião Almeida

Ações de sensibilização de rua, fact checking, atividades em escolas, vídeos, entrevistas... Foi assim em 2019, envolvendo desde os mais novos aos idosos; um ano depois, os 7 Dias com os Media estão de volta. O PÚBLICO na Escola partilha a apresentação da operação, da responsabilidade do Grupo Informal sobre Literacia Mediática. O registo de iniciativas é feito aqui.

“Desde 2013 que o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) lança anualmente a operação 7 Dias com os Media, um convite a que cidadãos e instituições promovam alguma forma de ação, reflexão e/ou discussão sobre os media, o seu papel e efeitos na vida individual e coletiva.

Se então era claro que já não conseguíamos conceber o quotidiano sem a Internet e os media, por outro lado ainda era difícil imaginar as rápidas e profundas transformações que se seguiriam. Nos anos mais recentes, a ligação da Internet com os big data e a inteligência artificial começou a tornar-se visível, muito particularmente através das redes sociais. E se trouxe vários benefícios, também levantou ou acentuou um conjunto de problemas, de que destacamos: o uso que é feito dos nossos dados sempre que navegamos online; a fragmentação em grupos sociais fechados à diferença; a dimensão sem precedentes da desinformação e das fake news; a hipervalorização de uma cultura narcísica e o consequente recuo do espaço público e da cidadania;  questões de governação da Internet e de cibersegurança a nível mundial…

Uma semana dedicada aos media não permitirá, com certeza, abordar todas as suas facetas. O fundamental é compreender e tirar proveito das  potencialidades que os media oferecem e estar preparado para lidar com eventuais  riscos; perceber que efeitos produzem sobre as crenças, opiniões e opções dos cidadãos, sobre as suas atitudes face ao outro, à sociedade e à democracia; compreender a sua lógica de funcionamento, nem sempre transparente, e os interesses e finalidades que os dirigem. Através dos smartphones temos acesso rápido e contínuo a este novo ecossistema mediático. Importa percebermos cada uma das suas ‘bondades’ e ‘maldades’.

De 3 a 9 de maio de 2020 convidamos todos os que se quiserem associar à Operação 7 Dias com os Media  – associações, bibliotecas, clubes, escolas, órgãos de comunicação social, plataformas digitais, universidades… cidadãos de todas as idades e condições – a criar algum evento  (conferência, debate, aula aberta, tertúlia, fórum online, …)  ou conteúdo (notícia, vídeo, podcast,  jogo,…),  que tenha como foco os media, o seu uso competente, criativo e crítico. O tema e o tipo de iniciativa a concretizar são livres, dependendo, naturalmente, das opções e contexto dos seus protagonistas e não perdendo de vista o foco descrito. O fundamental é participar! Num dos dias, em vários dias da semana de 3 a 9 de maio, ou mesmo noutra data próxima.”