Mosteiro da Batalha: “Os filhos de D. João I estão cada vez mais humanos”

Enquanto espera que os trabalhos de limpeza e conservação nos claustros comecem, o monumento inicia este sábado um curso centrado numa geração que durante séculos foi mitificada e que é preciso conhecer melhor.

,Mosteiro da Batalha
Fotogaleria
As Capelas Imperfeitas deverão ser alvo da próxima intervenção de limpeza e restauro Daniel Rocha
Fotogaleria
O túmulo de D. Duarte e de D. Leonor de Aragão está nas Capelas Imperfeitas Daniel Rocha
Fotogaleria
Joaquim Ruivo é director do Mosteiro da Batalha desde 2013 Daniel Rocha
Fotogaleria
O claustro de D. João I Daniel Rocha
Fotogaleria
Um dos painéis com vitrais originais guardados nas reservas do mosteiro Daniel Rocha
Fotogaleria
Vista exterior do mosteiro, um dos mais importantes monumentos do gótico tardio na Europa, património mundial há 37 anos Daniel Rocha
Fotogaleria
Pormenor de coluna nas Capelas Imperfeitas

Os grupos de miúdos organizam-se cá fora para que, ao entrarem na igreja, estejam tão silenciosos quanto a sua idade e o seu entusiasmo permitem. Entre eles há um rapaz que não terá mais do que 12 anos que não pára de fazer perguntas: “O esqueleto do Infante D. Henrique está lá dentro? O rei lutava mesmo a cavalo e com espada? Quanto tempo é que isto ainda vai continuar de pé? Cem anos? Mais?” Os professores vão gerindo perguntas e alunos como podem até chegar o guia, à hora marcada. As visitas organizadas começam cedo e, por isso, ao final da manhã há já dezenas de pessoas a percorrer o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que D. João I, o Mestre de Avis, mandou construir em 1386 para agradecer à Virgem a vitória sobre os castelhanos na célebre Batalha de Aljubarrota (1385).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar