Évora: cidade múltipla, bipolar, encantadora

Talvez não tenha sido o mito romano que se quis fazer crer, mas se houve cidade do Renascimento em Portugal foi Évora, dizem-nos. O traçado urbanístico intramuros cristalizou-se e as fachadas ajudam a contar todos os pergaminhos de uma cidade com “mil e uma histórias”.

Fotogaleria
"Muitos pensam que é um edifício romano", mas esta antiga caixa de água é do século XVI Rui Gaudêncio
Varsóvia
Fotogaleria
A Praça do Giraldo é o coração social da cidade Rui Gaudêncio
Praça de touros de Évora
Fotogaleria
O templo romano de Évora é um dos “mais bem conservados” da Península Ibérica e “bilhete-postal” da cidade Rui Gaudêncio
Fotogaleria
A Universidade de Évora foi construída de raiz no século XVI Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Na meninice de Gaudêncio Manuel Martins, 92 anos, Évora era "uma cidade provinciana" Rui Gaudêncio

De Évora “dá para contar mil e uma histórias”. É esse o “encanto”. “É uma cidade onde temos de olhar com muita atenção para as coisas e, quanto mais olhamos, mais vamos descobrindo”, aponta André Carneiro, arqueólogo e professor na Universidade de Évora. A cidade é, na realidade, feita de “várias Évoras”: a romana, a medieval, a renascentista, a liberal; a invisível, a mitológica, a real; a progressista, a conservadora, a rural. E foi precisamente pela forma “como as diferentes realidades se combinam” e chegam aos dias de hoje num conjunto “harmonioso” que a UNESCO classificou o centro histórico da cidade como Património Mundial em 1986.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar