O aumento de peso na vida adulta pode prejudicar a saúde pulmonar

O estudo foi realizado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona durante mais de 20 anos e contou com cerca de 3700 participantes. Não é o primeiro que aponta para esta relação – mas é o primeiro que “analisa um período de tempo tão longo e uma amostra de população tão variada”.

Foto
A boa notícia é que ao perder peso, mesmo numa idade avançada, a função pulmonar também melhora Nuno Ferreira Santos

Se as funções pulmonares das pessoas diminuem de forma natural com o passar dos anos, este problema manifesta-se de forma mais profunda quando há um aumento de peso associado. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), promovido pela Fundação La Caixa, no qual foi analisada, ao longo de mais de vinte anos, a influência que as variações de peso desempenham sobre a saúde respiratória com o avançar da idade adulta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar