Ataque do exército sírio causa morte a 20 civis em Idlib, na Síria

As tropas sírias têm levado a cabo, desde Abril de 2019, uma ofensiva para recuperar o controlo da província de Idlib. O número de vítimas pode aumentar devido às dezenas de feridos, entre os quais alguns em estado grave.

Foto
Tanque turco na cidade de Idlib, capital da província homónima no noroesta da Síria LUSA/STR

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta terça-feira a morte a 20 pessoas, na sequência da intensificação da ofensiva sobre a oposição, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com o observatório, três professores e uma estudante morreram na sequência do embate de vários projécteis contra escolas na cidade de Idlib, capital da província homónima no noroesta da Síria, que representa o último bastião da oposição contra o regime de Bashar al-Assad.

De acordo com a agência Efe, dois cidadãos também perderam a vida em bombardeamentos do exército sírio contra bairros residenciais da cidade, de acordo com o OSDH, organização não-governamental (ONG) com sede no Reino Unido.

Segundo a organização, outras dez pessoas, entre as quais seis crianças, morreram na sequência de bombardeamentos da aviação contra a localidade de Maarat Misrin. Em Binish, outra localidade da província de Idlib, também faleceram três pessoas, entre as quais uma mãe e o seu filho, em ataques de aviação aérea.

O OSDH advertiu que o número de vítimas pode aumentar devido às dezenas de feridos, entre os quais alguns em estado grave.

As tropas sírias têm levado a cabo, desde Abril de 2019, uma ofensiva para recuperar o controlo da província de Idlib, praticamente dominada pela aliança islamita Organismo de Libertação do Levante, que inclui a ex-filial síria da Al-Qaeda.

Segundo a agência Efe, a violência intensificou-se nas últimas semanas e houve confrontos directos entre as tropas sírias e as turcas, deslocadas na Síria para supervisionar a implementação de um acordo adoptado em 2018 com a Rússia para estabelecer uma zona desmilitarizada à volta de Idlib.

A Turquia defende os grupos armados opositores e a Rússia apoia o regime de Damasco e participa no conflito com assessores militares, tropas e aviões de guerra.

Desde Dezembro, os ataques e os combates levaram 900 mil pessoas a abandonar as suas casas, na pior onda de fugas desde o início da guerra na Síria, em 2011, de acordo com as Nações Unidas.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários