Morreu David Roback, fundador dos Mazzy Star

Compositor e multi-instrumentista norte-americano tinha 61 anos.

Foto
David Roback com Hope Sandoval EMI

David Roback, guitarrista e compositor, co-fundador da banda norte-americana Mazzy Star, morreu aos 61 anos, anunciou esta terça-feira um representante desta formação. As causas da morte não foram dadas a conhecer.

Roback, que preferia isolar-se dos holofotes da indústria da música, fundou as bandas Opal (mais tarde renomeada Mazzy Star) e Rain Parade, ajudando, assim, a definir o rock underground de L.A. nas décadas de 1980 e 90, escreve o jornal Los Angeles Times.

Tocando teclas e guitarra, David Roback fundou os Mazzy Star com Hope Sandoval e com ela foi responsável por todas as canções do grupo: Roback escrevia a música, Sandoval a letra. Fade into you, Blue flower e Into dust estão entre os seus temas mais populares.

Arredio à imprensa e frontalmente contra o culto da personalidade promovido pelo universo da pop, Roback teria preferido que o seu obituário não contivesse pormenor algum sobre a sua vida para além da carreira, continua o jornal norte-americano. “É preciso deixar algo a cargo da imaginação das pessoas para que elas sintam que estão a participar. Música é música. Nós não queremos fazer parte de algo em que tudo está determinado. Sentimos que as pessoas devem poder fechar os olhos e ouvi-la”, disse numa das suas raras entrevistas ao diário The Times em 1993, numa altura em que os Mazzy Star tinham acabado de lançar o seu álbum So Tonight That I Might See e competiam no mercado com grupos como Nirvana, Pearl Jam e Green Day.

A banda estreara-se três anos antes com She Hangs Brightly e continuava a oferecer bonitas canções melancólicas sobre o amor e a perda, descreve ainda o Los Angeles Times.

Os Mazzy Star continuaram a sua carreira sem interrupções até 1997, ano em que David Roback se mudou para a Noruega. O músico só voltaria a encontrar-se com Hope Sandoval em palco mais de dez anos depois, lançando o quarto e último álbum da banda, Seasons in Your Day, no ano seguinte, em 2013.

“Quando estou a trabalhar em música com a Hope é ela que ocupa os meus pensamentos”, disse Roback à revista Rolling Stone, aqui citada pelo diário The Guardian, aquando do regresso para um derradeiro álbum. “Temos tendência a ficar concentrados em fazer música só para nós.”

Os Mazzy Star tocaram em Portugal no Optimus Alive de 2012, numa noite em que os Radiohead foram cabeças de cartaz.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários