“Há life coaching que não é feito por psicólogos e isso é um perigo”

Francisco Miranda Rodrigues, bastonário dos Psicólogos Portugueses recorda que continuam a existir apenas 30 psicólogos para 14 mil reclusos, num país onde a taxa de reincidência dos presos ronda os 50%. E dá o exemplo do Reino Unido onde se contrataram psicólogos para melhorar a eficácia de políticas públicas como a cobrança de impostos.

Foto
Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, diz que há psicólogos a mais em determinadas áreas rui Gaudencio

Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, diz que há psicólogos a mais em determinadas áreas mas, por outro lado, há ainda muitas lacunas por preencher, tanto nos serviços prisionais, como nos centros de saúde e nas escolas. Deixa o exemplo do Reino Unido que contratou psicólogos para trabalhar em políticas públicas e com isso conseguiu uma poupança de mil milhões de euros. Por fim, alerta para os não-especialistas que estão a fazer life coaching. São um perigo, diz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários