Poeiras do Sara chegam à Madeira depois de pintarem as Canárias de cor-de-laranja

A tempestade, que obrigou ao cancelamento de mais de 100 voos nas ilhas Canárias e de alguns desfiles de Carnaval, chega esta segunda-feira à Madeira. 

Um homem participa numa das actividades carnavalescas que não foram canceladas, em Santa Cruz de Tenerife EPA/RAMON DE LA ROCHA
Fotogaleria
Um homem participa numa das actividades carnavalescas que não foram canceladas, em Santa Cruz de Tenerife EPA/RAMON DE LA ROCHA

Uma tempestade de poeira, com origem no deserto do Sara, está a deixar uma tonalidade cor-de-laranja na paisagem do arquipélago das Canárias, em Espanha. Durante todo o fim-de-semana houve voos cancelados nas ilhas devido aos problemas de falta de visibilidade causados pelo fenómeno. Até ao final do dia de ontem, domingo, cerca de 144 voos tinham sido afectados e não havia previsão de reabertura dos aeroportos do arquipélago, segundo disse um porta-voz da ENAIRE, a entidade gestora da navegação aérea de Espanha.

O governo regional declarou estado de alerta este domingo, e o serviço de meteorologia nacional espanhol alertou ainda para a ocorrência de ventos na ordem dos 120km/h até esta segunda-feira, noticia o The Guardian. O programa de festividades de Carnaval pelas quais as ilhas são conhecidas foi encurtado, com vários desfiles cancelados, e milhares de turistas viram as suas férias arruinadas ou fortemente perturbadas.

A tempestade deverá chegar esta segunda-feira à Madeira, e poderá também afectar a operacionalidade dos aeroportos do Funchal e de Porto Santo. A previsão é de que o dia seja quente, com temperaturas que podem chegar aos 28ºC, e seco.

“Está prevista uma invasão de poeiras que, em princípio, vão reduzir a visibilidade", disse o director do Observatório Meteorológico do Funchal, Vítor Prior, à agência Lusa. "É uma massa de ar quente e seca, uma situação de leste, acompanhada de poeiras", cujo período mais crítico deverá ocorrer durante esta tarde, esclareceu. As temperaturas deverão diminuir amanhã, bem como a intensidade da poeira.

Surfistas na Playa Blanca, em Fuerteventura
Surfistas na Playa Blanca, em Fuerteventura EPA/CARLOS DE SAA
EPA/CARLOS DE SAA
Cenário em Santa Cruz de Tenerife
Cenário em Santa Cruz de Tenerife EPA/RAMON DE LA ROCHA
Passageiros que viram os seus voos cancelados no aeroporto de Las Palmas
Passageiros que viram os seus voos cancelados no aeroporto de Las Palmas Reuters/BORJA SUAREZ
EPA/RAMON DE LA ROCHA
Reuters/BORJA SUAREZ
Um dos corsos do primeiro dia de carnaval, sábado, na praia de Las Canteras, em Las Palmas
Um dos corsos do primeiro dia de carnaval, sábado, na praia de Las Canteras, em Las Palmas EPA/ELVIRA URQUIJO A.
EPA/ELVIRA URQUIJO A.
Sugerir correcção