Com aval de Bolsonaro, polícias deixam governadores brasileiros como “reféns”

O Ceará foi palco de episódios de violência inéditos protagonizados por agentes da Polícia Militar em greve. Há mais de dez estados onde a insurreição pode chegar.

,Milícias da polícia brasileira
Fotogaleria
LUSA/Jarbas Oliveira
Fotogaleria
LUSA/Jarbas Oliveira
Fotogaleria
LUSA/Jarbas Oliveira
Estado do ceará
Fotogaleria
LUSA/Jarbas Oliveira

Sobral, uma cidade no interior do estado do Ceará (Nordeste brasileiro), devia estar a preparar-se para o Carnaval, mas nas ruas o ambiente dos últimos dias aproxima-se mais de uma insurreição que de uma celebração. Grupos de pessoas com a cara tapada vandalizaram carros da Polícia Militar (PM), ocuparam edifícios da polícia, ordenaram o encerramento de lojas e até decretaram um toque de recolher obrigatório. Na quarta-feira, o senador Cid Gomes – que tal como o irmão, o ex-candidato presidencial Ciro Gomes, é conhecido por ferver em pouca água – decidiu subir a uma retroescavadora para invadir um quartel da polícia que estava ocupado. Foi alvejado duas vezes e só não morreu por um acaso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 63 comentários