Lábios grossos e orelhas de macaco: Escola nova-iorquina pede desculpa depois de desfile alegadamente racista

As modelos utilizaram acessórios que foram vistos como uma caricatura dos afro-americanos. Escola confessa que não se apercebeu que a escolha podia ser polémica.

,Pista
Fotogaleria
Uma das modelos recusou-se a usar os acessórios Bennett Raglin/GettyImages
,moda
Fotogaleria
O Instituto de Tecnologia da Moda acredita que os acessórios não tiveram a intenção de ser ofensivos Bennett Raglin/GettyImages

Durante a Semana da Moda de Nova Iorque, o Instituto de Tecnologia da Moda apresentou um desfile que se tornou controverso. As modelos desfilaram com orelhas, lábios e sobrancelhas postiças. Os acessórios foram acusados de racistas. Agora, a escola nova-iorquina pede desculpa e garante que vai investigar a situação.

Estavam mais de 100 pessoas a assistir ao desfile dos alunos do Instituto de Tecnologia da Moda. As modelos que surgiram na passerelle surpreenderam a plateia pelos acessórios irreverentes. Mas, os lábios postiços exagerados ou as orelhas de “macaco” foram vistos como ofensas caricaturais aos negros.

Foto
Os acessórios foram acusados de ofensivos BENNETT RAGLIN/GettyImages

Uma das modelos recusou-se a usar tais acessórios e desfilou sem eles. “Eu estava lá pronta e disse ao staff que me sentia extremamente desconfortável ao ter de usar aqueles acessórios claramente racistas”, conta Amy Lefévre ao New York Post. A modelo desabafa ainda que lhe disseram que o desconforto “só ia durar 45 segundos”. Mesmo assim, Lefévre recusou-se e desfilou sem quaisquer acessórios.

A presidente do Instituto de Tecnologia da Moda da Universidade Estadual de Nova Iorque, Joyce Brown emitiu um comunicado no Instagram sobre o tema. ” Não parece que a intenção do design e do uso dos acessórios por parte da direcção criativa do desfile tenha sido fazer uma afirmação sobre raça. No entanto, é agora óbvio que esse foi o resultado. Por isso, pedimos desculpa”, escreveu Brown.

O Instituto de Tecnologia da Moda reconhece ainda que poderá ter “falhado em reconhecer que esta afirmação criativa poderia ter consequências negativas”. Nas redes sociais, multiplicam-se os comentários ao comunicado de Joyce Brown. “Continuo sem perceber como é que isto passou por tantos membros da equipa, professores e outros estudantes. É honestamente chocante vindo de uma escola que apregoa a diversidade e a inclusão”, escreveu uma utilizadora. Outros acusam-na de pedir desculpa a quem ficou ofendido, mas sem perceber a gravidade da situação.

Não é a primeira vez que a indústria da moda é acusada de racismo. Recorde-se, por exemplo, em finais de 2018, a Prada foi acusada promover o racismo graças a uma montra repleta de bonecos negros em jeito de caricatura e com traços de macacos. A reacção foi tal que a empresa rapidamente retirou os objectos. No mesmo ano, a H&M partilhou uma fotografia que mostrava uma criança negra com um hoodie verde onde se podia ler “Coolest monkey in the jungle”, em português “O macaco mais fixe da selva”.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários