Uma escola e uma sala de espectáculos a pensar na migração

É um novo espaço para o ensino das artes e uma nova sala. A Escola do Largo funciona na Igreja da Encarnação, no Largo do Chiado, em Lisboa, e foi pensada para discutir e pôr em palco a migração.

Fotogaleria
A Escola do Largo está a funcionar num spaço da Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado
Fotogaleria
A equipa liderada por Marcos Barbosa quer reflectir sobre como “a criação artística pode ser feita, pensada e ensinada como algo que não está desligado do quotidiano das pessoas”
Fotogaleria

A entrada é discreta e quase nem se dá por ela por estes dias. Apesar de se encontrar numa das zonas mais frequentadas do centro de Lisboa, é preciso saber ao que se vai para dar com a Escola do Largo. É por uma porta entalada entre a Igreja da Nossa Senhora da Encarnação e algumas lojas em pleno Largo do Chiado que se acede a este novo espaço dedicado ao estudo das artes e à apresentação de espectáculos, com uma vocação especialmente apontada às temáticas da migração. Mas mesmo de morada na mão, há que transpor a porta, avançar por corredores que nos conduzem através de ateliers de arquitectura para encontrar a sala principal do espaço imaginado por Marcos Barbosa, ex-director do Teatro Oficina e da programação de artes performativas de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. À direita, uma entrada lateral da Igreja da Encarnação; à esquerda, a Escola do Largo, onde antes estava instalada a sala mortuária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar