Pedro Rodrigues mantém proposta de referendo e diz que no PSD não há “seguidismo”

Ex-líder da JSD compromete-se a “conversar” com a direcção da bancada.

Foto
Pedro Rodrigues (PSD) Enric Vives-Rubio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues mantém a sua proposta de referendo sobre a eutanásia, assegurando que não deixará de “conversar com a direcção da bancada parlamentar” sobre a forma como o projecto de resolução será “formulado”. E rejeita que a questão reflicta um conflito dentro do PSD: “Não há divisão interna tal como não há seguidismo no PSD”.

Assumindo que foi surpreendido pelas declarações do vice-presidente da bancada Adão Silva sobre a sua proposta de referendo, o ex-líder da JSD reitera que a sua posição é “de princípio” e que está no “quadro da aprovação de uma moção no congresso” de há duas semanas. Numa nota enviada esta manhã ao PÚBLICO, o deputado rebate o argumento de Adão Silva de que tem de haver articulação com a bancada e com o partido para se avançar com uma proposta desta natureza, lembrando que a sua intenção de apresentar uma resolução para a convocação de um referendo “não deixará obviamente de ser feita no quadro do grupo parlamentar do PSD”.

Sem referir que houve quatro deputados a demarcarem-se da sua iniciativa (restaram apenas dois dos que foram revelados publicamente), Pedro Rodrigues compromete-se a contactar os seus colegas e a liderança parlamentar: “No que respeita à forma como o projecto de resolução será formulado, conversarei naturalmente com os meus colegas que subscrevem esta posição e não deixarei de conversar com a direcção da bancada”.

Depois de ser conhecida a intenção de Pedro Rodrigues avançar com uma proposta de referendo, Adão Silva assegurou que não será agendada, já que é a direcção da bancada que tem essa competência em “articulação” com a liderança do partido. O ex-líder da JSD refere ver com “espanto” que “muitos se demonstram preocupados com as questões de natureza formal”, mas que esse aspecto “é menos relevante numa matéria destas”.

Sugerir correcção
Comentar