Homem regou namorada com líquido inflamável e ateou fogo

Jovem de 19 anos ficou gravemente ferida com queimaduras nas mãos, no tronco e na cara. PSP já deteve suspeito da agressão, de 33 anos.

Foto
Adriano Miranda

Um homem regou a namorada com líquido inflamável e ateou-lhe fogo, em Agualva (Sintra), na madrugada desta quarta-feira. A jovem de 19 anos ficou queimada “com gravidade nas mãos, no tronco e na cara”, adiantou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, Francisco Rosado. A PSP anunciou entretanto que já deteve o alegado agressor e que esta não era a primeira situação de violência doméstica no casal.

Os bombeiros foram chamados por vizinhos da jovem, a quem esta foi pedir socorro, acrescentou o responsável da corporação, especificando que o companheiro da mulher, que tem 33 anos, lhe terá “lançado diluente e outros produtos combustíveis para cima das mãos enquanto ela dormia”.

A equipa pré-hospitalar accionou o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) e foi uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) do INEM que a socorreu no local, “a entubou e transportou para o Hospital de S. Francisco Xavier [Lisboa]”, disse ainda Francisco Rosado. 

O Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão Policial de Sintra, anunciou entretanto que deteve o namorado da jovem “por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica”.

“O homem é suspeito de ter deitado sobre a sua namorada, de 19 anos de idade, enquanto a mesma dormia, um líquido inflamável e ateado fogo de seguida, tendo provocado lesões na face e mãos, afectando gravemente as vias aéreas, pelo que foi a mesma transportada para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa”, adianta o Comando Metropolitano da PSP em comunicado. Face à gravidade das lesões, a jovem foi transferida para a unidade de queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, acrescenta.

As diligências da PSP foram “desencadeadas num quadro de absoluta urgência face aos perigos que emanavam do cenário retratado”, afirma ainda a PSP, que encontrou o suspeito nas imediações do local de ocorrência. Estava “deitado no solo a tentar passar despercebido aos polícias”, especifica, realçando o facto de este não ter prestado “qualquer assistência à vítima” e abandonado o local “sem contactar qualquer meio de socorro”.

Segundo a subcomissária Ana Carvalho, em declarações à TVI, a jovem de 19 anos e o homem têm uma relação há cinco anos e “existem registos anteriores de situações de violência doméstica”. A PSP desconhece se os dois viviam juntos actualmente, já que a jovem estaria numa instituição.

O detido vai ser presente no Tribunal Judicial de Sintra para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários