Há um e-mail fraudulento a circular, alerta a Autoridade Tributária

As mensagens electrónicas estão a ser enviadas de endereços com o domínio “portaldasfinancas.gov.pt”, contendo um link que redirecciona o utilizador para sites maliciosos.

Foto
O alerta foipublicado no Portal das Finanças. ARQUIVO/ DANIEL ROCHA

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta terça-feira para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais, e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada.

Num alerta de segurança publicado no Portal das Finanças, a AT adianta ter tido conhecimento destes e-mails fraudulentos, que estão a ser enviados de endereços como info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares, nos quais é pedido que se carregue num link que é fornecido no corpo da mensagem.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objectivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido”, precisa a AT.

A AT aponta ainda que o conteúdo de algumas das mensagens fraudulentas que estão a ser enviadas aos contribuintes associam a aproximação do prazo da entrega da declaração anual do IRS e a necessidade de o contribuinte ter a sua situação regularizada com a existência de dívidas fiscais, sugerindo depois que se siga um link para verificar a “correspondente factura”.

A par do alerta e de reforçar que “em caso algum” o contribuinte deve efectuar esta operação, a AT recomenda ainda a consulta de um folheto informativo sobre segurança informática que pode ser consultado no Portal das Finanças.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários