Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, nomeado para prémios canadianos de cinema

Filme recebeu em Janeiro, nos Estados Unidos, o importante Annie de melhor curta-metragem.

Foto
DR

A curta-metragem de animação Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, da realizadora portuguesa Regina Pessoa, foi nomeada para os prémios da Academia Canadiana de Cinema e Televisão.

Repetidamente premiado nos últimos meses, o filme venceu o galardão de melhor curta-metragem nos prémios Annie, os chamados “Óscares” da animação, no final de Janeiro.

Desde a estreia, em Junho do ano passado, na Croácia, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias foi já distinguido no festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, no festival Animamundi, no Brasil, nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e em Chicago, nos Estados Unidos.

O filme, uma co-produção entre Portugal, França e Canadá, está agora nomeado para o prémio de melhor curta-metragem de animação, a par de Docking, de Trevor Anderson, Giant Bear, de Neil Christopher, Daniel Gies e Emily Paige, Pinch, de Diego Maclean, e Shannon Amen, de Chris Dainty.

Na categoria de melhor fotografia em documentário, surge por sua vez o luso-descendente Pedro Pires, nascido em França mas radicado no Quebeque, pelo filme Alexandre Le Fou, também nomeado para melhor longa-metragem documental. Já Nelson Ferreira, nomeado pela primeira vez para um Óscar com A Forma da Água em 2018, surge indicado para melhor edição de som, a par de Dashen Naidoo, J. R. Fountain e Dustin Harris, com o filme Run This Town, de Ricky Tollman, estando também na equipa nomeada para a mesma categoria com Lucky Day.

Os prémios canadianos do cinema e televisão vão ser entregues em Toronto, no dia 29 de Março.

Sugerir correcção
Comentar