ASAE apreende 50 mil ovos. Rótulo “galinhas criadas ao ar livre” era falso

Eram vendidos como “ovos provenientes de galinhas criadas ao ar livre”, mas tratavam-se, na realidade, de animais criados “em gaiolas melhoradas”.

Foto
ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 49.680 ovos, no valor total de 6056 euros, durante uma operação de fiscalização a um Centro de Embalamento e de Classificação de Ovos, no concelho de Pombal, através da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro.

Os ovos foram apreendidos “por irregularidades na rotulagem”, uma vez que apresentavam um rótulo com a indicação de serem “ovos provenientes de galinhas criadas ao ar livre”. No entanto, “através da rastreabilidade”, a ASAE apurou que eram, na verdade, “ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas melhoradas”, refere a autoridade em comunicado.

Além disso, a ASAE constatou “a alteração da data de postura para aumento do período referente à data de durabilidade dos ovos, tendo sido instaurado um processo-crime, por fraude sobre mercadorias, em concurso com a infracção de natureza contra-ordenacional de concorrência desleal”.

“Após perícia, foi considerado que o produto apresentava qualidade, frescura e valor inferior ao que se encontrava marcado no ovo, não podendo entrar no circuito comercial para consumo”, conclui a nota.

Contactada pelo PÚBLICO, a ASAE esclarece que “por questões processuais” não é identificada a marca em causa.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários