O que está a acontecer ao seu familiar na urgência? S. João envia informação por SMS

O objectivo principal do projecto “São João Mais” é “diminuir a angústia” de quem está à espera. “Quando uma pessoa está doente, está uma família doente”, ilustra a directora clínica.

Foto
Joana Goncalves

Na última vez que Lurdes Azevedo foi à urgência do Hospital de São João com a sogra, que sofre de insuficiência cardíaca e é utente frequente do serviço, passou uma noite inteira à espera que lhe dissessem alguma coisa, sem ousar sair. Foi no final do ano passado e Lurdes recorda que permaneceu sem qualquer informação até “às seis da manhã”. Esta sexta-feira, sentada na sala de espera dos doentes triados como muito urgentes, ia perscrutando o telemóvel com satisfação. De tanto em tanto tempo recebia mensagens sobre o percurso da familiar. “Está a ser observada por um médico”, “aguarda a realização de exames”. Um descanso. “Hoje até consegui tomar o pequeno-almoço”, suspira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários