Operação “ilegal” da PJM em Tancos “estava a ter uma atenção das altas esferas do Estado”

Um dos acusados e investigador da GNR de Loulé menciona especificamente o ex-ministro Azeredo Lopes, mais do que uma vez. “[O conhecimento e o interesse do Governo] é que nos dava segurança”, disse na fase de instrução que começou no início de Janeiro.

Foto
Rui Gaudêncio

Bruno Ataíde, militar do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Loulé, e um dos arguidos do processo de Tancos, optou pelo silêncio enquanto não foi formalmente acusado, mas o seu interrogatório na fase de instrução foi um dos mais demorados. À saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, o seu advogado respondia de forma evasiva a uma pergunta dos jornalistas sobre a cumplicidade das hierarquias da GNR através do conhecimento do plano de recuperação do armamento. “Presumimos que sim”, disse Fernando Cabrita.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários