Nos seus 20 anos a Monstra celebra o mundo inteiro e traz como convidado Miguelanxo Prado

O Festival de Animação de Lisboa decorrerá de 18 a 29 de Março em vários espaços de Lisboa. O autor galego de banda desenhada e realizador Miguelanxo Prado é um dos convidados numa edição onde estarão representados 96 países. A exposição “O Mundo animado de Tim Burton”, uma das seis programadas, já inaugurou.

Foto
Miguelanxo Prado marca presença com De Profundis (2006), a sua primeira longa de animação, e terá na Monstra uma exposição com 60 desenhos originais DR

O Festival de Animação de Lisboa - Monstra cumpre vinte anos em Março com uma edição retrospectiva em que celebrará a relação que criou com um milhão de espectadores. O festival decorrerá de 18 a 29 de Março em vários espaços de Lisboa e, por ser uma edição comemorativa, não terá um país convidado. “Aos vinte anos ainda temos alguma coisa de teenager, e perguntámos: que país vamos convidar? O mundo”, afirmou um dos directores da Monstra, Fernando Galrito, numa apresentação à imprensa esta quinta-feira, em Lisboa.

Esse mundo que a Monstra quer convidar inclui filmes dos países que já estiveram em destaque nas edições anteriores, uma retrospectiva de grandes realizadores e obras de países que integram a Organização das Nações Unidas (pelos 75 anos da sua fundação). Entre os convidados da Monstra estará o autor galego de banda desenhada e realizador Miguelanxo Prado, por conta do filme De Profundis, que incluirá uma exposição com 60 desenhos originais.

Olhando para trás, o festival contabilizou um milhão de espectadores, metade dos quais crianças e jovens, e mais de 15 mil filmes exibidos. Um dos papéis principais da Monstra tem sido unir as pessoas através do cinema de animação e mostrar diferentes cinematografias para os mais novos, referiu Galrito ao apresentar estes dados dos vinte anos. Nesta edição, que tem como convidado “o Mundo”, estarão representados 96 países e serão dedicadas retrospectivas a “grandes realizadores mundiais”, havendo três estreias mundiais de filmes de Portugal, do Canadá e dos Estados Unidos. Para a competição de curtas-metragens foram seleccionados 183 filmes, de 3.553 inscritos, e para a de longas foram sete entre 57 inscrições. Os filmes em competição são provenientes de 82 países.

Além dos filmes, o programa inclui seis exposições, uma das quais — "O mundo animado de Tim Burton”, no Museu da Marioneta — inaugurada a 5 de Fevereiro. A Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe “O Mundo em Animação”, composta por três mostras, e o Instituto Cervantes recebe uma exposição dedicada à supracitada De Profundis, de Miguelanxo Prado. A mostra que assinala os 20 anos do Monstra estará patente do cinema São Jorge.

As sessões de música incluem a exibição de Solar Walk, de Réka Bucsi, com acompanhamento pela Big Band da Escola Superior de Música de Lisboa, e a actuação do trio TimeSpine, composto por Adriana Sá, John Klima e Tó Trips. A programação do Monstra inclui ainda oficinas, masterclasses e conversas, que contam com a participação, entre outros, de Kamila Kater, Rodostina Nykova, Joan Grantz, Miguelanxo Prado e Spela Kadez.

Sugerir correcção
Comentar