Na campanha de Bernie Sanders: fora da bolha, no meio da neve

O New Hampshire é um estado muito homogéneo (mais de 90% branco, mais de 90% rural), demasiado homogéneo até para o gosto dos democratas que têm entre os negros americanos uma das suas grandes reservas de apoio.

New Boston, New Hampshire, EUA. — O exercício da democracia nos EUA tem, já se sabe, muitas bizarrias. Por iniciativa própria ou por coincidência já me aconteceu estar neste país em vários atos eleitorais daqueles que apaixonam e angustiam o mundo inteiro: Obama contra McCain em 2008, por exemplo, ou Trump contra Clinton há quatro anos. Pois bem: nas ruas das cidades da maior parte dos estados norte-americanos não se dá por nada. Não se vêem cartazes, não há comícios, e é preciso procurar bem para encontrar o clube local ou o grupo de ativistas que está efetivamente empenhado na campanha. De resto, a vida segue como sempre.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários