Dores nas costas? Campanha nas redes sociais dá bons conselhos para ter uma postura correcta

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral sugere correções de posição para pegar em pesos, levar uma crianças ao colo, ir às compras, dormir, entre outras.

Fotogaleria
Quando pegar em pesos, mantenha sempre as costas direitas DR
Portugal
Fotogaleria
Na secretária deve alinhar o computador com a linha dos seus olhos DR
Ilustração
Fotogaleria
Ande com as costas direitas DR
,Vetor euclidiano
Fotogaleria
Veja como dormir correctamente DR
Ilustração
Fotogaleria
A mochila deve andar às costas DR
Ilustração
Fotogaleria
Como pegar em pesos de forma correcta DR
,Carro
Fotogaleria
Também há uma forma correta de conduzir DR
,Gráficos vetoriais
Fotogaleria
Como carregar as compras DR

Se está a ler este texto, é provável que faça parte dos 70% de portugueses que se estima sofrerem de dores nas costas. As más posturas estão muitas vezes na origem de diversos problemas de coluna. Ao longo do mês de Fevereiro, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha nas redes sociais que visa alertar para a importância de manter uma postura correcta.

Ainda que estejamos sensibilizados para a importância de andar com as costas direitas, o vice-presidente da SPPCV, Jorge Alves, sublinha que “rapidamente perdemos a vontade de manter a posição correcta”. Com recurso a imagens muito simples a campanha Melhore a sua Postura sugere correcções de posição para as várias situações do quotidiano: pegar em pesos, segurar uma criança ao colo, ir às compras, trabalhar e até dormir.

Foto
Como melhorar a postura na hora de dormir DR

Em conversa com o PÚBLICO, Jorge Alves dá algumas dicas importantes para corrigir a postura quando se está sentado à secretária a trabalhar ou a estudar. “A cadeira deve ser confortável e estar à altura correcta para os pés estarem bem assentes no chão”, recomenda o ortopedista. As ancas e joelhos devem estar posicionados num ângulo de 90 graus. O especialista alerta ainda para a altura do monitor, que deve estar alinhado com os olhos.

Foto
Como trabalhar à secretária de forma correcta DR

Para Jorge Alves, a grande “epidemia” é o uso dos telemóveis. Em vez de inclinar o pescoço para mexer no telemóvel, o ideal é alinhá-lo também com a linha dos olhos, tal como faz com o computador.

A longo prazo, a má postura leva ao desgaste mais rápido dos discos intervertebrais. O vice-presidente da SPPCV explica que estes são “como almofadinhas entre vértebras”, que servem para “absorver o choque”.

Além de corrigir a postura, a SPPCV recomenda a prática de exercício físico para fortalecer os músculos que têm “uma função fundamental na coluna”. “Se os músculos não estiverem bem preparados para estas posições, desgastam-se mais depressa”, explica Jorge Alves.

“As dores nas costas atingem mais de 70% da população portuguesa, sendo um dos problemas de saúde mais prevalentes no país”, sublinha a SPPCV em comunicado.

A actual campanha baseia-se em divulgar bons conselhos e boas práticas de postura, mas nas redes sociais da SPPCV pode também aceder-se a mais informações relacionadas com o tema. Recentemente, divulgou um vídeo em que desfaz vários mitos relacionados com a saúde da coluna vertebral. Por exemplo, se pensa que caminhar piora a dor nas costas, está muito enganado, porque, diz a associação “a caminhada é uma das actividades mais recomendadas, uma vez que não implica um elevado esforço da coluna”. Os mitos vs factos podem ser vistos aqui:

Texto editado por Luís J. Santos

Sugerir correcção
Comentar