A política de sensações de Karim Aïnouz para o Brasil de Bolsonaro

Karim Aïnouz chama-lhe “melodrama tropical”. Forjou, com a Mata Atlântica do Rio de Janeiro, uma variação de um género. Com A Vida Invisível, com estreia esta quinta-feira nas salas portuguesas, um cineasta sensualista apresenta-se com tons de historiador e arqueólogo.

Foto

Karim Aïnouz​, 54 anos, natural de Fortaleza, Brasil, diz às tantas que houve uma altura em que quis ser lido como “cineasta queer”. Fazemos-lhe notar que, cada um à sua maneira, também o espanhol Pedro Almodóvar ou o norte-americano Todd Haynes começaram por reivindicar as margens (nos inícios, nos tempos de, respectivamente, Pepi, Luci, Bom e Outras Tipas do Grupo, 1980, ou Veneno, 1991) e foram caminhando com os corpos transgressores em direcção ao centro: o melodrama. Injectando nele vários vírus, é claro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários