Aos 40, o Partido dos Trabalhadores combate um Governo “inimigo” e digere as tensões internas

Um partido operário fundado num colégio católico foi só a primeira das muitas contradições do PT ao longo de 40 anos. Derrotar Bolsonaro é agora o grande objectivo de Lula.

Foto
O Partido dos Trabalhadores foi fundado a 10 de Fevereiro de 1980 Reuters/ADRIANO MACHADO

A 10 de Fevereiro de 1980, o Colégio Nossa Senhora de Sion, uma escola católica centenária num dos bairros mais exclusivos de São Paulo, foi o local escolhido para o acto fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). Nesse dia, o elegante edifício de linhas clássicas recebia um grupo heterodoxo composto por dirigentes sindicais, académicos, antigos guerrilheiros e católicos progressistas. A aparente contradição entre o luxo de um colégio católico privado e as raízes operárias de um partido que pretendia representar a classe trabalhadora brasileira foi apenas a primeira das quatro décadas de história do PT.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários