Um crowdfunding ou quota especial? Rui Moreira não afasta outros futuros para o Coliseu

Concessão e exploração por privados da sala portuense continua envolta em polémica. Autarca diz não poder protelar situação actual, onde segurança é questionada a toda a hora, mas admite ouvir outras propostas

Foto
Nelson Garrido

Rui Moreira diz não poder continuar a viver com os telefonemas recorrentes da direcção do Coliseu do Porto, avisando o presidente da autarquia de que “qualquer dia [o edifício] cai” ou, numa lógica de diminuição de danos, fecha as portas para garantir a segurança e evitar uma tragédia. O tema vai quente por estes dias de Inverno, com despiques em página de jornal e redes sociais entre o vereador Ricardo Valente e o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, e chegou agora ao hemiciclo. Também sem sinais de luz verde à vista.

Foi a comunista Ilda Figueiredo quem chamou o tema à discussão na reunião de câmara desta segunda-feira. Com pedidos idênticos para diferentes destinatários: à cidade e sociedade foi rogada a repetição da forma aguerrida como se bateu pelo Coliseu do Porto nos anos 90, quando a IURD manifestou vontade de comprar o espaço, e à autarquia pediu-se que não cedesse à concessão, pressionando o Governo e esgotando “todas as hipóteses” junto do poder central. “Ainda vamos a tempo, não há uma decisão tomada”, referiu a vereadora da CDU, pedindo um urgente debate público e político.

O presidente da câmara pediu a palavra para fazer uma revisão dos passos dados até à solução apresentada no final de Janeiro: sem acesso a fundos comunitários capazes de cobrir os 8,5 milhões necessários para o restauro do imóvel, a Câmara do Porto, a Área Metropolitana e o Estado partiriam para uma concessão do espaço, que seria reabilitado por privados.

O Coliseu do Porto seria “genericamente enquadrável no contexto do Norte 2020”, esclareceu ao PÚBLICO a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que gere este programa. No entanto, “não foi recebida, nos avisos publicados para acesso ao Norte 2020, qualquer candidatura para apoio à recuperação” dessa estrutura. Se tal tivesse ocorrido e o apoio tivesse sido concedido, o valor disponível seria, ainda assim, insuficiente para o gasto previsto com a empreitada do Coliseu. Poderia, pois, pagar parte da despesa.

A CCDR-N recorda, ainda assim, que ainda há estrada para andar: “Não será de todo de excluir a possibilidade de, em fase mais avançada do Norte 2020 e mediante a evolução da sua execução e possível reprogramação final, poder vir a ser aberto algum aviso em que coubesse uma eventual candidatura da dita obra”.

A prioridade de Rui Moreira, que diz que municipalizar o Coliseu “não faz sentido”, é agora avançar com o processo, sublinhou na reunião de câmara. Mas se alguém tiver uma solução melhor que se chegue à frente, desafiou. “Nada disto impede que as pessoas se organizem”, começou, “se amanhã houver a possibilidade de se fazer um crowdfunding para isto, digam. Se quiserem criar na Associação Amigos do Coliseu uma quota especial para fazer as obras, óptimo.”

O socialista Manuel Pizarro estranhou a falta de verbas para a sala inaugurada no início do século XX e classificada como Monumento de Interesse Público em 2012. “O que é que é mais relevante do que o Coliseu?”, questionou. Sem fundos públicos, a solução privada deve ser pensada, anuiu, sem deixar de notar alguma “ironia” da história. Um dos “grandes argumentos” para criar a empresa de Cultura era precisamente a reabilitação do Coliseu e depois de se ter conseguido a Ágora, continua a não haver obra. “Permitiria se houvesse fundos”, contestou Moreira, para ouvir Pizarro atirar que, embora contente com a empresa municipal, não deixe de notar que aquele foi um “argumento exagerado”.

Insistindo no labirinto sem saída no qual se encontrava o Coliseu, Rui Moreira reafirmou que não podendo assegurar a reabilitação do espaço era preciso agir. “A Associação Amigos do Coliseu não conseguiu, até hoje, encontrar uma solução. Enquanto associados, não podemos ficar parados à espera de uma solução qualquer que possa surgir.”

Se nada mudar, o concurso público para a concessão do Coliseu será lançado nos próximos meses, não havendo ainda informação sobre o tempo dessa cedência. Além da promoção das obras, o vencedor terá de garantir que a Associação dos Amigos do Coliseu continue a ter um espaço no edifício e lugar para as actividades culturais que programa, como circo ou ópera. Também os 15 postos de trabalho dos funcionários da sala devem ser avalizados. Com André Borges Vieira

Sugerir correcção
Comentar