Catarina, Caterina e Katrin

Em Berlim e Barcelona os problemas do cidadão comum já levaram à actuação em várias frentes e em simultâneo, combinando a mais corrente promoção pública de habitação com outras possibilidades de acção

Para a Catarina, tudo começou de uma maneira súbita. Pessoas que não arranjam casa para estudar ou trabalhar em Lisboa. Familiares que têm dificuldade em responder a encargos domésticos por causa do valor das rendas. Amigos que recebem uma carta de despejo e devem sair das suas casas. Conhecidos que, apesar de tudo, decidem ficar na cidade e o fazem à custa de aceitar condições indignas. Testemunhos de pessoas que, tendo-se resignado a sair, ficam presos a demorados percursos diários para aceder ao trabalho. Perda de tempo e dinheiro, mas também de auto-estima para aqueles com ordenado e contrato, que descontam e fazem o que devem, e não encontram outra alternativa que não seja partilhar casa e despesas. Se afirmássemos que se trata de situações individuais ou pontuais, seriamos rapidamente corrigidos pela Caterina e a Katrin.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários