Taika Waititi, de Jojo Rabbit, vence o Óscar de Melhor Argumento Adaptado

A estatueta foi entregue por Natalie Portman e Timothée Chalamet.

Foto
Taika Waititi LUSA/DAVID SWANSON

Natalie Portman, que vestiu a falta de mulheres nomeadas para Melhor Realização nesta cerimónia, e Timothée Chalamet, de Mulherzinhas, entregaram o prémio ao neozelandês Taika Waititi, pelo guião de Jojo Rabbit, realizado pelo próprio e adaptado a partir de O Céu Numa Gaiola, de Christine Leunens. É o primeiro Óscar para Waititi, que em 2005 foi nomeado para Melhor Curta-metragem.

A acção passa-se na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo é um rapaz de dez anos e um fervoroso adepto do nazismo, tendo Adolf Hitler como ídolo e amigo imaginário. Até que conhece uma rapariga judia que a mãe mantém escondida no sótão de sua casa. E se, no início, Jojo não consegue esconder a aversão que ela lhe causa, com o passar do tempo, acaba seduzido pela sua humanidade. Uma comédia assinada pelo realizador de ascendência judia Taika Waititi – que também dá vida à personagem de Hitler, o amigo fictício do protagonista.

Para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado estavam também nomeados Steve Zaillian (O Irlandês)Anthony McCarten (​Os Dois Papas), Greta Gerwig (​Mulherzinhas) e Todd Phillips e Scott Silver (​Joker).

Sugerir correcção
Comentar