Casa da Arquitectura incorpora acervo de Carrilho da Graça

A instituição de Matosinhos vai receber mais de 300 projectos do arquitecto e anuncia para 2021 uma grande exposição dedicada á sua obra.

Foto
Daniel Rocha

A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, vai incorporar o acervo de Carrilho da Graça, permitindo assim que os seus mais de 300 projectos fiquem “disponíveis para serem estudados e consultados”, referiu hoje o arquitecto.

“Uma das vantagens é que as maquetes, fotografias, desenhos e textos vão ficar disponíveis para os investigadores, e quem tenha curiosidade, os poderem consultar”, disse, em declarações à Lusa, o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, galardoado em 2008 com o Prémio Pessoa.

O acervo que agora chega à Casa da Arquitectura, em Matosinhos, contempla cerca de 300 projectos e é o resultado de mais de 40 anos de trabalho. Para o arquitecto, a incorporação do seu acervo no arquivo da Casa da Arquitectura vai também “garantir a conservação” destes projectos, alguns dos quais já não revia há vários anos.

“Estou a fazer a reorganização do arquivo do meu atelier e isso permite-me abrir rolos e caixas que estavam fechadas há 30 e 40 anos. Não tenho muito por hábito olhar para o que já fiz, mas tenho tido muitas surpresas. É um processo que é trabalhoso, mas que ao mesmo tempo é muito interessante”, admitiu.

Neste extenso conjunto de projectos há alguns executados em Espanha, França, Chipre, Itália, Egipto, Brasil ou Estados Unidos da América, mas a maioria está em território nacional, como as piscinas em Campo Maior (1982-1990), a ponte sobre a Ribeira da Carpinteira, na Covilhã (2003-2009) ou o Terminal de Cruzeiros, em Lisboa (2010-2018).

Entre desenhos, escritos e uma vasta colecção de maquetes de obras construídas, o acervo de Carrilho da Graça inclui também alguns projectos que não chegaram a passar do papel.

Citado no comunicado da Casa da Arquitectura, o director executivo da instituição, Nuno Sampaio, salienta que este é um “acervo muito completo, que reflecte o trabalho qualitativo de um grande arquitecto”. Assegurando o compromisso da instituição em “conservar, organizar e dar conhecimento ao público deste vasto acervo que no próximo ano irá resultar numa grande exposição na Casa da Arquitectura”, Nuno Sampaio descreve Carrilho da Graça como “uma referência da arquitectura portuguesa” e um arquitecto “de dimensão internacional”.

A cerimónia de assinatura do contrato de depósito do acervo no Arquivo da instituição decorre no sábado, pelas 15:30, sendo que a apresentação da obra estará a cargo de Delfim Sardo.

Nascido em Portalegre, João Carrilho da Graça, de 67 anos, é autor, entre outros projectos, da Escola Superior de Comunicação Social, concluída em 1993, Prémio Secil no ano seguinte, do Museu do Oriente, da musealização arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge e da Escola Superior de Música do Politécnico de Lisboa, entre outros projectos.

O arquitecto licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977 (actual Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa), ano em que iniciou a sua actividade profissional. Várias vezes nomeado para o prémio europeu de arquitectura Mies van der Rohe, foi distinguido com o Prémio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música (2008).

Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente o da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa (1999), o título de Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa (2010) e a Medalha da Académie d"Architecture de França (2012).

Sugerir correcção
Comentar