Dipesh Chakrabarty: “Estamos claramente num novo capítulo da história geológica”

O historiador Dipesh Chakrabarty não tem dúvidas: os impactos dos seres humanos no planeta levaram-nos a uma nova época geológica, o Antropocénico.

Foto
Dipesh Chakrabarty é professor de História na Universidade de Chicago Rui Gaudêncio

Enquanto estava na Austrália em 2003, Dipesh Chakrabarty presenciou grandes incêndios. A partir daí, começou a estudar a história destes fenómenos e deparou-se com o tópico das alterações climáticas. Influenciado por elas, o historiador indiano confrontou-se com o conceito de Antropocénico e de como estamos numa nova época geológica devido às mudanças causadas pelos humanos no planeta. Actualmente é professor de História e Estudos do Sudeste Asiático na Universidade de Chicago e veio a Lisboa para dar uma conferência na Culturgest com o título “O Clima da História: Dez Anos Depois”, organizada Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) no âmbito da iniciativa Anthropocene Campus Lisboa: Parallax

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar