“Vistos gold” 2020: disfarçados mas igualmente perigosos

Estamos a ser fintados por esta versão cor de rosa dos “vistos gold”, quando há pelo menos seis anos que se pede ao governo que aja em nome da decência.

As críticas aos “vistos gold" são antigas e vêm de várias origens. Em Portugal, a Associação Cívica Transparência e Integridade (TI-PT, da qual faço parte) tem alertado para a porta escancarada à corrupção e lavagem de dinheiro que este esquema envolve. Também o Parlamento Europeu (onde Ana Gomes, então eurodeputada, desempenhou um papel chave) e a Comissão Europeia recomendam que Portugal elimine a venda de residência. Do lado dos partidos, BE, PAN e PCP já várias vezes se afirmaram a favor da eliminação dos “vistos gold". Em face disto, o PS resolveu apresentar-nos uma versão 2.0, supostamente amiga do interior do país e do emprego, em vez de resolver os problemas do esquema. A partir de agora, só vai ter acesso à via rápida de acesso ao Espaço de Schengen quem investe fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e das Comunidades Intermunicipais do Litoral.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários