Produção industrial alemã regista a maior queda mensal desde 2009

No último mês do ano de 2019, indicador recuou 3,5% em cadeia e 6,8% face a Dezembro de 2008

Foto
LUSA/DAVID HECKER

A produção industrial da Alemanha recuou 3,5% em Dezembro de 2019 face a Novembro imediatamente anterior, a maior queda desde o início de 2009, anunciou hoje a agência de estatística alemã, Destatis.

Em termos homólogos, o recuo da produção industrial foi superior, de 6,8% em Dezembro de 2019 face ao mesmo mês de 2018, indica a Destatis, que destaca as contracções de 3,5% da produção de bens de investimento e de 2% do consumo.

Os números de Dezembro colocam a produção industrial em dados negativos que não eram alcançados desde a crise financeira de 2009.

O Ministério da Economia considerou depois da publicação destes dados negativos que a debilidade no âmbito da produção industrial e a queda das encomendas “indica que a recessão económica na indústria ainda não foi ultrapassada”.

Contudo, o ministério sublinha que a “grande quantidade de dias de ponte em Dezembro” pode ser a razão “provável” para que o recuo da produção industrial tenha alcançado um dado que considera “exagerado”.

O ministério envia ainda uma mensagem de tranquilidade, ao afirmar que “o melhor estado de ânimo nas empresas sugere que a economia industrial melhorará um pouco nos próximos meses”.

Sugerir correcção
Comentar