Prémio IN3+: o futuro passa por aqui

O evento de apresentação do IN3+ ficou marcado por uma mostra de projectos que materializam o investimento contínuo da INCM nesta área. Também a mesa redonda sobre a cultura de inovação assumiu a forma de elogio a uma aposta cada vez maior na promoção do diálogo entre ciência e indústria.

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) tem vindo a investir, cada vez mais, em soluções que melhoram não só os seus produtos e serviços mas que se reflectem no dia-a-dia dos cidadãos. O Prémio de Inovação, agora Prémio IN3+, cuja sessão de apresentação aconteceu no Museu do Dinheiro, em Lisboa, é um exemplo claro dessa aposta.

A sessão de apresentação do prémio contou com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Do programa da sessão fez parte uma mesa redonda sobre Cultura de Inovação e uma mostra de inovação intitulada “INCMLab Experience” que deu a conhecer alguns dos projectos inovadores, como UniQode. 

Em exibição nesta mostra, esta nova tecnologia já patenteada combina vários critérios de autenticação invisíveis, entre os quais a impressão de um código com uma espécie de glitter (pequenas partículas brilhantes). Nas palavras de Leandro Cruz, do INCMLab, “a Casa da Moeda vende confiança, que aquela moeda é valiosa e que aquele documento é verdadeiro.” E é por essa razão que sistemas como UniQode são tão importantes para o futuro, evitando a falsificação de documentos e contrafacção de produtos. O sistema de autenticação já começou a ser aplicado no Documento Único Automóvel desde Agosto de 2019 e nos selos fiscais do tabaco. Além desta tecnologia permitir a fácil leitura de dados por parte das autoridades, também os cidadãos poderão descarregar a app do UniQode e testar a ferramenta. Num futuro próximo, é possível que UniQode seja visto em algumas garrafas de vinho que, pelo valor comercial e raridade do produto, são alvo da perícia dos falsificadores.

Foto

O sistema UniQode tem dado cartas fora do país, exemplificando na perfeição o investimento que a INCM tem feito para acompanhar o ritmo global do desenvolvimento da tecnologia. “O caminho para o futuro está obviamente na inovação”, assegura Sílvia Garcia, coordenadora do Comité de Inovação da INCM e responsável pelo INCMLab.

Os desafios de um mundo em constante mutação obrigam as empresas a acompanhar as mudanças, especialmente na tecnologia. E é por isso que a inovação faz parte da história da INCM, desde a sua criação. Já lá vão 250 anos.