Real Sociedad afasta Real Madrid da Taça do Rei

Bascos estiveram a vencer por 0-3 e resistiram à reacção final dos “merengues”, que ameaçaram empatar mesmo a acabar.

Fotogaleria
Momento do jogo entre o Real Madrid e a Real Sociedad LUSA/Rodrigo Jimenez
Fotogaleria
Martin Odegaard Reuters/SUSANA VERA
Fotogaleria
Zidane LUSA/KIKO HUESCA
Fotogaleria
Momento do jogo entre o Real Madrid e a Real Sociedad LUSA/KIKO HUESCA
Fotogaleria
Momento do jogo entre o Real Madrid e a Real Sociedad LUSA/Kiko Huesca

A Real Sociedad juntou-se esta quinta-feira a Granada e Mirandés nas meias-finais da Taça do Rei de Espanha, derrotando por 3-4, em pleno Santiago Bernabéu, um Real Madrid perdido num labirinto sem saída, em que só Vinícius Júnior mostrou estar ao seu nível. O jogo, para além dos sete golos teve ainda outros dois anulados, um para cada lado. 

Imbatível desde Outubro de 2019, o Real Madrid encarou a recepção à Real Sociedad - adversário que vencera para a Liga por 3-1, em Novembro - sem grande ansiedade, como se percebe pelas inúmeras alterações apresentadas por Zidane no “onze” inicial, onde surgiram os nomes dos ex-portistas Éder Militão e James, mas também o do jovem espanhol Brahim Díaz, quando se esperava Eden Hazard. 

O belga “reforçou” um banco de luxo com Courtois, Varane, Modric, Jovic, Isco, Ferland Mendy, Rodrygo e Dani Carvajal. De fora ficaram ainda Casemiro e Lucas Vázquez (ambos com gripe)... além de Bale.

Nada que impressionasse a Real Sociedad, onde o norueguês Martin Odegaard, emprestado aos bascos pelos “merengues”, abriu a caixa de pandora numa segunda bola defendida para a frente por Aréola (22'). Um golo que engasgou o líder do campeonato, encostando-o às cordas numa primeira parte em que o sueco Alexander Isak desperdiçou a oportunidade de assinar um “hat-trick” e a respectiva certidão de óbito do Real.

Sem Casemiro a resolver os problemas a meio-campo, o Real Madrid ansiava por um golpe de asa de Vinícius Júnior, a excepção à mediocridade que imperava na equipa de Zidane. Mas quando o brasileiro ameaçava marcar, Álex Remiro resolvia entre os postes, frustrando as raras situações de golo dos “merengues”.

Se a primeira parte foi problemática para a equipa da capital espanhola, a segunda transformar-se-ia repentinamente num verdadeiro pesadelo de que o Real não conseguiu despertar. Isak marcou logo a abrir, mas o VAR negou-lhe a alegria. O sueco ergueu-se para compensar o desperdício da primeira parte, marcando dois golos em dois minutos (54’ e 56'). A Real Sociedad vencia por 0-3 e nem a entrada de Modric, ao intervalo, parecia poder atenuar a crise.

Marcelo reagiu e reduziu quase de imediato (59'). Mas, já sem Odegaard em campo, Isak ainda assistiu Mikel Merino (69') para o 1-4 antes de ser substituído.

O jogo parecia decidido, mas Vinícius Júnior não se conformava, tendo visto um golo anulado à entrada dos últimos dez minutos. O brasileiro ergueu a cabeça e no minuto seguinte encontrou o compatriota Rodrygo (82'), que devolveu o alento aos “merengues”. Nacho (90') cabeceou para o 3-4 e o Real Madrid ainda farejou o empate, mas a eliminatória estava irremediavelmente perdida.

Sugerir correcção
Comentar