“Entre duas soluções, opte sempre pela mais generosa” (Krishnamurti)

A proposta de JKM pode ser melhorada e carece de ser completada. Mas é oportuna, porque não nos devemos atrasar mais num projecto em que devíamos ser pioneiros.

Joacine Katar Moreira (JKM) apresentou uma proposta de aditamento ao Orçamento de Estado para ser afectada verba à Direcção Geral do Património Cultural para a instalação de um grupo de trabalho composto por museólogos, curadores e investigadores científicos, com o objectivo de produzir uma lista nacional do património das antigas colónias portuguesas, na posse de museus e arquivos nacionais, por forma a que tais bens possam ser identificados e reclamados pelas comunidades de origem. Propôs também a afectação de verbas para a criação de outras comissões multidisciplinares, no quadro de um programa a que chamou “descolonização da cultura e do conhecimento”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários