Presidente da Guiné-Conacri convoca referendo para ficar mais tempo no poder

Indiferente aos meses de protestos nas ruas e à tentativa de mediação dos líderes religiosos, Alpha Condé vai mesmo para a frente com a revisão constitucional para se poder candidatar a um terceiro mandato. Oposição vira-se para as instituições internacionais.

Foto
Antigo opositor que conheceu a prisão e o exílio, Alpha Condé foi o primeiro presidente eleito democraticamente na Guiné-Conacri Benoit Tessier/Reuters

Um mês de protestos nas ruas não demoveu o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, de fazer avançar a sua ideia de revisão constitucional que lhe permitirá, se for aprovada, eleger-se para um terceiro mandato. Na terça-feira à noite anunciou a convocatória de um referendo para o dia 1 de Março, no mesmo dia das eleições legislativas, para permitir aos guineenses decidir sobre o futuro constitucional do país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários