Peter Lindbergh transformou supermodelos em mulheres reais (e mulheres reais em supermodelos)

Uma Thurman, Nova Iorque, 2016 ©Peter Lindbergh
Fotogaleria
Uma Thurman, Nova Iorque, 2016 ©Peter Lindbergh

Naomi Campbell, Linda Evangelista, Cindy Crawford, Tatjana Patitz e Christy Turlington eram praticamente desconhecidas antes de serem fotografadas por Peter Lindbergh para a capa da primeira edição americana da revista Vogue. Cinco mulheres de aspecto feliz e natural eram protagonistas da imagem citadina que rompia, então, com os cânones da fotografia de moda da época, que privilegiavam o look artificial, controlado ao milímetro por meio de retoque fotográfico. Lindbergh preferia as imagens em que as mulheres assumiam um aspecto natural e raramente recorria a iluminação artificial para realizar os seus retratos. Por encontrar e revelar a mulher real que existe por detrás do mito, o alemão reservou, para sempre, um lugar na história da fotografia mundial.

Lindbergh faleceu aos 73 anos, em Paris, a 13 de Setembro de 2019. O fotolivro Untold Stories reúne as imagens da primeira exposição póstuma da sua obra, que decorrerá entre 5 de Fevereiro e 1 de Junho de 2020. Esta tem a particularidade de ter sido curada, em vida, pelo fotógrafo, que assume, assim, no presente, os papéis de artista e curador. "A exposição Untold Stories, que decorre no Kunstpalast, em Düsseldorf, serviu como tela em branco para apresentar, sem limites, a visão e criatividade do fotógrafo", refere a editora Taschen, em comunicado, ao P3. "Com total liberdade artística, Lindbergh curou uma colecção intransigente que traz uma luz inesperada sobre a sua obra. O livro, o companheiro oficial desta exposição, oferece uma visão alargada e em primeira mão da sua colecção pessoal."

Com prefácio do seu amigo próximo Wim Wenders, a obra contém mais de 150 fotografias — muitas delas inéditas — que tiveram origem em trabalhos comissariados para revistas como a Vogue, a Rolling Stone, a W Magazine ou mesmo o The Wall Street Journal. "Peter desafia os seus próprios ícones e apresenta momentos íntimos que partilhou com personalidades que lhe foram próximas, como Nicole Kidman, Uma Thurman, Robin Wright, Jessica Chastain, Jeanne Moreau, Naomi Campbell, Charlotte Rampling, entre outras."

Claudia Schiffer, Santa Monica, 1997
Claudia Schiffer, Santa Monica, 1997 ©Peter Lindbergh
Universal Studios, Los Angeles, 2004
Universal Studios, Los Angeles, 2004 ©Peter Lindbergh
Querelle Jansen, Paris, 2012
Querelle Jansen, Paris, 2012 ©Peter Lindbergh
Sabisha Friedberg & Jessica Stam,
Paris, 2007
Sabisha Friedberg & Jessica Stam, Paris, 2007 ©Peter Lindbergh
Linda Evangelista, Michaela Bercu & Kirsten Owen, Pont-à-Mousson, 1988
Linda Evangelista, Michaela Bercu & Kirsten Owen, Pont-à-Mousson, 1988 ©Peter Lindbergh
Karen Elson, Nova Iorque, 2018
Karen Elson, Nova Iorque, 2018 ©Peter Lindbergh
Capa do fotolivro Untold Stories de Peter Lindbergh, editado pela Taschen
Capa do fotolivro Untold Stories de Peter Lindbergh, editado pela Taschen
Retrato de Peter Lindbergh (1944-2019) Peter Lindbergh, Nova Iorque, 2016
Retrato de Peter Lindbergh (1944-2019) Peter Lindbergh, Nova Iorque, 2016 © Stefan Rappo
Sugerir correcção