Homens armados matam pelo menos 20 pessoas no Burkina Faso

O ataque surge uma semana depois de outro semelhante que matou 39 pessoas. França anunciou aumento da presença militar no Sahel.

Foto
A violência no Burkina Faso tem desalojado muita gente Reuters/ANNE MIMAULT

Pelo menos 20 pessoas foram mortas no Burkina Faso, no sábado à noite, por indivíduos armados que se deslocavam em motorizadas. O ataque ocorreu na localidade de Lamdamol, a norte da capital Ouagadougou, quando um grupo de motociclistas fortemente armados dispararam sobre quem passava, de acordo com fontes do sector de segurança, citadas pela AFP.

“Há pânico na aldeia e nas áreas mais próximas”, disse a fonte, que acrescentou que muita gente está fugir para a zona central do país. O ataque não foi reivindicado por nenhum grupo. Uma semana antes, 39 pessoas morreram na sequência de um ataque idêntico na província de Soum.

O Burkina Faso é um dos países onde a actuação de grupos jihadistas tem causado cada vez mais insegurança. A pobreza, corrupção e fraqueza institucional nos países da região têm sido aproveitados por vários grupos islamistas. Desde 2016, o número de ataques quintuplicou no Burkina Faso, Mali e Níger, onde mais de quatro mil pessoas morreram só no ano passado, afirmou recentemente o enviado das Nações Unidas para a África Ocidental.

Esta segunda-feira, o Governo francês anunciou que vai enviar mais 600 soldados para reforçar o seu contingente militar na região do Sahel, onde já existem cerca de 4500 efectivos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários