Dívida pública fecha o ano com subida para 249,7 mil milhões

Segundo os dados revelados pelo Banco de Portugal, a dívida pública aumentou em 600 milhões durante o ano passado e ficou muito perto dos 250 mil milhões de euros.

Foto
daniel rocha

A dívida pública situou-se em 249,7 mil milhões de euros no final de 2019, aumentando 600 milhões de euros em relação a 2018, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Para este acréscimo, refere o BdP, “contribuiu o aumento dos títulos de dívida (2,3 mil milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (1,0 mil milhões de euros), por via, principalmente, de certificados do Tesouro”.

“Estas variações foram em parte compensadas pela amortização de empréstimos (2,7 mil milhões), em grande medida influenciada pelo reembolso antecipado de 2,0 mil milhões de euros de empréstimos obtidos no âmbito da Facilidade Europeia de Estabilidade Financeira (FEEF) do Programa de Assistência Económica e Financeira”, acrescenta o banco central.

Os activos em depósitos das administrações públicas diminuíram 2,1 mil milhões de euros em 2019, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 2,7 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, totalizando 235,3 mil milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 35 comentários