Três pessoas esfaqueadas em “incidente de terrorismo” em Londres

Um dos feridos está em perigo de vida. Polícia alvejou mortalmente o atacante.

Veículo de luxo
Fotogaleria
Reuters/SIMON DAWSON
Fotogaleria
Reuters/ANTONIO BRONIC
Fotogaleria
Reuters/SIMON DAWSON
Fotogaleria
Reuters/ANTONIO BRONIC
Fotogaleria
LUSA/STR

Um homem foi abatido a tiro por agentes da polícia britânica, este domingo, em Streatham, na zona Sul de Londres, depois de ter esfaqueado várias pessoas na rua. A polícia refere que do incidente resultaram três feridos. As autoridades descrevem a ocorrência como um “incidente terrorista” de “natureza islamita”. 

O incidente aconteceu por volta das 14h e os meios de socorro foram accionados para o local, onde se estabeleceu um perímetro de segurança. O atacante tinha 20 anos e acabara de sair da prisão, onde cumpria pena por delitos relacionados com terrorismo, adiantou a comissária adjunta Lucy D'Orsi, em conferência de imprensa.

Suddesh Amman havia sido condenado em 2018 a três anos e quatro meses de prisão e saiu em Janeiro, depois de cumprir uma parte da pena, tendo sido colocado sob um regime de vigilância especial por parte da polícia britânica, por ser considerado um ex-recluso de “alto risco”, escreve o The Guardian. 

Os crimes que o levaram à cadeia incluíam 13 crimes terroristas, nomeadamente por difusão de propaganda fundamentalista, depois de ter partilhado uma revista ligada à rede terrorista Al-Qaeda, num grupo de WhatsApp. Na altura da sua condenação, as autoridades já haviam notado um “fascínio com a morte em nome do terrorismo”.

Em comunicado, a polícia metropolitana de Londres, que tinha o suspeito sob vigilância, adiantou acreditar que o ataque de domingo foi “um incidente terrorista de natureza islamita”.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o homem abatido estava a usar um colete de explosivos falso. 

De acordo com a estação de televisão britânica BBC, várias testemunhas relataram ter ouvido dois tiros por volta das 14h. Na rede social, a polícia pediu aos cidadãos que evitassem a área circundante de Streatham enquanto os serviços de emergência actuavam no local.

As redes sociais dão conta de várias ambulâncias no local e helicópteros a sobrevoar a área. “Estava a atravessar a rua quando vi um homem com uma faca na mão e cartuchos de prata ao peito e a ser perseguido pelo que, suponho, um polícia infiltrado — já que vestiam à civil”, referiu à Britain's Press Association, citada pela AP, Gulled Bulhan, de 19 anos, estudante em Streatham.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu proceder a “mudanças fundamentais” na legislação relacionada com os autores de actos terroristas. Após o ataque que fez dois mortos na Ponte de Londres, em Novembro, levado a cabo por um fundamentalista que gozava de liberdade condicional, o governo britânico anunciou um endurecimento legislativo. ​com Lusa

Sugerir correcção
Ler 31 comentários