Esta Vieira da Silva pintada durante a Segunda Guerra Mundial vai a leilão em Londres

Estimativa base é de 1,4 milhões de euros. L’Incendie II é muito próxima no tema, no estilo e nas dimensões da pintura que estabeleceu o recorde de leilão para esta artista portuguesa. A 11 de Fevereiro saberemos se encontra comprador.

Foto
L’Incendie II é uma das três pinturas que Vieira da Silva faz em 1944, já exilada no Rio de Janeiro Cortesia: Sotheby's

Sabemos que foi executada com o mundo em guerra e a autora exilada no Brasil, assistindo de longe à destruição da Europa. Maria Helena Vieira da Silva vira-se obrigada a deixar Paris, onde vivia desde os 19 anos, porque o marido, o também pintor Arpad Szenes, um judeu húngaro, tinha de se pôr a salvo das perseguições nazis. É talvez por causa deste contexto que, ao olharmos para a pintura L’Incendie II ou Le Feu (1944), vemos de imediato uma cidade em chamas, com uma coluna de soldados de capacete e pessoas confinadas às suas casas ou já engolidas pelo fogo. Que figura branca, brilhante, será a que aparece suspensa, como se caminhasse, sensivelmente a meio da composição?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários