A guerra não tão invisível no centro de Atenas

O Governo de Kyriakos Mitsotakis declarou guerra às ocupações que acolhem refugiados no bairro ateniense de Exarchia. Anarquistas resistem como podem e dizem que as ocupações são a linha da frente no combate ao recrutamento de refugiados pela máfia albanesa.

Foto
Polícia grega tem sido acusada de violência policial REUTERS/Costas Baltas

Percorreu centenas de quilómetros a pé e desembarcou na costa do Norte da Grécia sem poder olhar para trás. Pediu asilo e, abandonado à sua sorte e sem rumo, Wahid Nabizada, do Afeganistão, apanhou um comboio para Atenas, onde vagueou pelas ruas da capital à procura de um tecto que o abrigasse do frio e da chuva. Desde Dezembro que vive numa ocupação anarquista em Exarchia e, agora, corre o risco voltar às ruas e de cair nas mãos da máfia albanesa com a guerra declarada pelo Governo do Nova Democracia contra as ocupações que albergam centenas de refugiados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários