À custa de ameaças económicas, Trump fez do México o seu muro contra a imigração

Em seis meses, o número de imigrantes a chegar às fronteiras mexicanas caiu 70%, graças à militarização adoptada pela Administração do Presidente Andrés Manuel López Obrador.

Foto
Governo mexicano reforçou presença militar na fronteira com a Guatemala para impedir entrada de migrantes Reuters/ANDRES MARTINEZ CASARES

O México anunciou que as organizações humanitárias que apoiam os migrantes que atravessam o México estavam impedidas de aceder aos centros de acolhimento sobrelotados na fronteira. Os activistas denunciaram que essa situação, anunciada esta semana, já era a realidade no terreno há meses. Face ao escândalo suscitado, o Presidente, Andrés Manuel López Obrador, garantiu que apenas se vão reprogramar as visitas. A pressão dos EUA está a obrigar o México a endurecer a sua política migratória.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários