Comboio de mercadorias descarrila perto de Alcácer do Sal

Circulações de passageiros entre Lisboa e Faro não estão a ser afectadas.

Imagem de arquivo de um descarrilamento na mesma zona
Foto
Imagem de arquivo de um descarrilamento na mesma zona Nuno Ferreira Santos / PUBLICO

Um comboio de mercadorias descarrilou na manhã deste sábado junto a Monte Novo, no concelho de Alcácer do Sal. Este é um troço primitivo da Linha do Sul, que faz a ligação entre o Barreiro e o Algarve. Na zona existe uma variante inaugurada em 2010, por este motivo a circulação de comboios de passageiros da família Lisboa-Faro não está a ser afectada.

O comboio pertence ao operador Medway (antiga CP Carga) tendo descarrilado pelas 9h07, perto da antiga estação de Monte Novo-Palma. Transportava papel entre Alfarelos, em Soure, e o Terminal XXI, em Sines, quando ocorreu um descarrilamento total do vagão, que tinha um peso total bruto de 37.08 toneladas. O PÚBLICO apurou que a composição vai ser carrilada ainda hoje, desconhecendo-se a hora a que tal estará previsto. Para já fica suspensa a circulação entre Pinheiro e Alcácer, num troço usado exclusivamente por composições de mercadorias.

Uma equipa de investigação GPIAAF (Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários) está a investigar o acidente.

Esteve também cortada durante esta manhã a Linha da Beira Alta perto de Mortágua, devido a uma quebra de tensão na catenária (a linha eléctrica que abastece o comboio). A situação já foi resolvida e a circulação está normalizada.

Sugerir correcção