Cimeira portuguesa em Old Trafford termina em empate

Não houve golos Manchester United-Wolverhampton. Bruno Fernandes foi titular e Daniel Podence entrou na segunda parte de um jogo que teve oito portugueses em campo.

Foto
João Moutinho e Bruno Fernandes, dois portugueses na Premier League inglesa Reuters/JASON CAIRNDUFF

Havia grande familiaridade no túnel de acesso a Old Trafford, em que um jogador em particular cumprimentou boa parte dos seus adversários. Antes de entrar no relvado do Teatro dos Sonhos para se estrear com a camisola do Manchester United, Bruno Fernandes cumprimentou todos os portugueses do Wolverhampton, alguns deles antigos colegas de equipa, outros colegas de selecção, um deles, Rui Patrício, com um abraço que durou alguns segundos. Depois, num jogo que teve mais portugueses que muito jogos da liga portuguesa (oito), este Manchester United-Wolverhampton, a contar para a 25.ª jornada da Premier League inglesa, começou e acabou com o mesmo resultado: 0-0.

Esta “cimeira portuguesa” em Old Trafford com um ponto para cada lado que não serviu a nenhuma das equipas na sua intenção de subir ao quinto lugar. United e Wolves seguem empatados no sexto lugar, com 35 pontos, menos um que o Sheffield United. Já Bruno Fernandes, nos primeiros 90 minutos de Premier League, foi o jogador do United com mais remates (5), remates enquadrados com a baliza (3) e mais passes (88).

Contratado na quarta-feira e apresentado na quinta, Bruno Fernandes foi de imediato lançado por Solskjaer no “onze” titular dos “red devils” para dar uma injecção imediata de critério e criatividade numa equipa com grande défice destas coisas. O jogador mais caro do mercado de Inverno (55 milhões de euros) não se escondeu do jogo, esteve sempre disponível para receber a bola e tentar passa-la, assumiu muitas vezes a cobrança das bolas paradas e não foi tímido na hora de tentar o remate. O primeiro, de fora da área, saiu ao lado, mas o segundo já foi enquadrado com a baliza e o terceiro, num livre directo, também. Ambos foram na direcção de Rui Patrício.

A verdade é que o United não parece ter grande poder de fogo no ataque. Martial e James, os homens mais adiantados, raramente fizeram a diferença. Já o Wolverhampton apostava na solidez do seu meio-campo lusitano com Ruben Neves e João Moutinho para lançar em velocidade Traoré, Jota e Jiménez. A equipa de Nuno Espírito Santo teve várias aproximações perigosas à baliza de De Gea, mas nunca conseguiu levar o seu esforço até ao fim.

A segunda parte teve ainda mais protagonistas portugueses. Neto e Daniel Podence (também ele em estreia, depois de ter sido contratado ao Olympiacos por 20 milhões) entraram na segunda parte para o Wolves, Diogo Dalot ainda fez uns minutos pelo United, mas nada se alterou. Após o apito final do árbitro, Bruno Fernandes tinha muitos compatriotas do outro lado com quem trocar de camisola: fê-lo com Podence, outro ex-colega dos tempos do Sporting.

Apesar do empate, Solskjaer gostou do que viu e projectou um futuro brilhante para o seu novo pupilo português. “Vai ser um jogador de topo. Dêem-lhe tempo e vai ser muito bom para nós. Acho que ele se entendeu bem com o Fred. É um rapaz genuíno, um profissional de topo e um vencedor. Vamos ver muito mais no futuro”, disse o técnico norueguês do United.

Sugerir correcção
Comentar