Espanha confirma primeiro caso de coronavírus

Doente é um homem alemão que está nas Canárias. Número de mortos por causa do novo coronavírus sobe para 258.

Foto
O hospital em La Gomera, nas Canárias, onde estão observação os cidadãos alemães suspeitos de estarem infectados com o coronavírus LUSA/Violeta Mesa

As autoridades de saúde espanholas confirmaram um caso de infecção com o novo coronavírus: o doente é um homem alemão que está agora internado na ilha de La Gomera, nas Canárias, avança o El País.

O homem infectado é uma das cinco pessoas que estavam em observação depois de terem estado em contacto, na Alemanha, com um doente infectado com o coronavírus 2019-nCoV. As autoridades de saúde de Espanha avançam que, até agora, analisaram um total de 12 casos de possíveis infectados com o novo coronavírus, mas todos foram negativos.

Segundo a edição online do El País um avião com 19 espanhóis que se encontravam em Wuhan descolou às 9h30 (hora em Wuhan) desta sexta-feira e aterrou em Madrid por volta das 18h40. O avião, onde também viajaram cidadãos britânicos, noruegueses e dinamarqueses, parou em Londres, onde deixou os cidadãos britânicos, e seguiu para Madrid. Chegados à capital espanhola, os passageiros vão agora ficar de quarentena durante 14 dias no Hospital Central de la Defensa Gómez Ulla, afirma o diário espanhol.

Todos estes passageiros que embarcaram esta manhã passaram por mais do que uma vez por um controlo de temperatura ainda em território chinês e nenhum apresentava febre, de acordo com o relato feito no El País.

Também Portugal vai retirar 17 cidadãos de Wuhan: o grupo de portugueses foi notificado esta sexta-feira de que o voo de regresso foi adiado para sábado.

O último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) dá conta de 9826 casos em todos o mundo, 9720 destes na China e 106 confirmados fora do país, noutros 19 países. O número de mortos subiu para 258 de acordo com dados das autoridades de saúde de Hubei. Na quinta-feira, após reunir o seu comité de emergência, a OMS decidiu declarar o surto do novo coronavírus como uma emergência de saúde pública a nível global.

Sugerir correcção
Comentar