Partidos ainda não fizeram (todas) as contas às propostas de alteração ao OE 2020

Na era das contas certas, não é possível dizer quanto custam as medidas que os diferentes partidos apresentaram em sede de Orçamento do Estado. O PAN foi o que fez mais estimativas.

Foto
O Orçamento do Estado será votado na especialidade a 6 de Fevereiro LUSA/MIGUEL A. LOPES

Até esta segunda-feira, deram entrada na Assembleia da República 1272 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para este ano. As propostas apresentadas pelos dez partidos com assento parlamentar podem obrigar Mário Centeno a refazer as contas daquele que o Governo quer que fique para a história por ser o primeiro OE da democracia com excedente. Mas, por enquanto, nem os próprios partidos sabem quanto custam todas as medidas que apresentaram. Questionados pelo PÚBLICO, PCP e PEV admitem que não têm estimativa do custo global das suas propostas. O PSD concentrou as suas contas no IVA da luz (sobre o qual também a Iniciativa Liberal se debruçou) e o CDS centrou-se sobretudo na redução da taxa de IRS nos escalões mais baixos. Já o Livre fez as contas ao custo que envolverá ter psicólogos nos centros de saúde. O Chega não respondeu em tempo útil.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários