Más Pimienta!
Foto
Más Pimienta!

Livro com ilustrações de Ana Seixas recebe prémio norte-americano

El secreto del paraguas rojo, de Susana Aliano Casales, tem ilustrações da portuguesa Ana Seixas.

O livro El secreto del paraguas rojo, da uruguaia Susana Aliano Casales, com ilustrações da portuguesa Ana Seixas, foi distinguido com o Prémio Fundación Cuatrogatos, de uma organização norte-americana de promoção da leitura para a infância e juventude. Anualmente, esta fundação, fundada em Miami, elege 20 livros para crianças e jovens, traduzidos para espanhol e publicados por editoras ibero-americanas, que são “altamente recomendados pelos valores literários e artísticos”, e que “merecem ter mais divulgação”.

Na lista dos 20 livros premiados em 2020, divulgada no site oficial da Fundación Cuatrogatos, está El secreto del paraguas rojo (O segredo do guarda-chuva vermelho, em português), de Susana Aliano Casales, com ilustrações da portuguesa Ana Seixas, da editora independente Más Pimienta!, sediada em Palma de Maiorca, Espanha.

PÚBLICO -
Foto
Más Pimienta!

No livro, “o pequeno universo de uma menina, exposto com delicadeza e harmonia, serve de contexto a uma história que poderia estar a acontecer, neste instante, em muitos lugares do mundo, e que fala de curiosidade e pequenos enigmas, de descobertas feitas para preservar na memória”, refere a Fundácion Cuatrogatos.

Entre os finalistas da edição deste ano do prémio encontra-se Máquina, o primeiro livro do português Jaime Ferraz, publicado originalmente pela Pato Lógico, editado pela mexicana Ediciones Tecolote. A história do livro, num “mundo maquino-dependente”, começa no momento em que “um rapaz recebe do seu avô uma máquina diferente, com o poder de o fazer viajar para mundos fantásticos”.

Além dos 20 livros premiados, a organização recomenda uma centena de títulos, escolhidos entre as obras que foram sendo lidas e avaliadas pela fundação.

Mary John, de Ana Pessoa, um romance em forma de carta, no qual a protagonista, uma adolescente chamada Maria João, se dirige a um amigo de infância, o Júlio “Pirata”, por quem teve uma paixoneta não correspondida, que foi publicado em 2016 pela Planeta Tangerina, está integrado na lista.

Sugerir correcção