Beethoven, imersão total

Para festejar os 250 anos do nascimento do compositor, a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu transformar o seu Festival dos Quartetos de Cordas numa integral Beethoven.

Foto
O Quarteto Schumann Kaupo Kikkas

O ano de 2020 ainda está no início, mas as comemorações dos 250 anos de Beethoven estão já bem presentes um pouco por todo o lado, sendo raras as temporadas e os festivais, tanto em Portugal como no estrangeiro, que não contemplam a sua música. Tratando-se de uma figura emblemática do cânone da música erudita ocidental e do compositor com mais obras interpretadas anualmente, como tem sido demonstrado em vários estudos, a sua produção é desde há muito uma constante nas salas de concertos, pelo que o ano Beethoven poderá ser também um bom pretexto para discutir tendências arreigadas nas programações e um desafio para mostrar as suas criações em diálogo com outros repertórios ou para proporcionar oportunidades de escuta mais aprofundadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar